Senhor Carlos Slim:
Ao dar uma conferência de imprensa a respeito do novo aeroporto, o senhor nos obriga a responder-lhe.
O senhor tem invadido nossas terras, nossa história e nossas vidas, mas nós não nos intrometemos na sua.
O senhor diz que o aeroporto vai criar novos postos de trabalho. Fala de milhares de empregos. Porém, nós dizemos que não é o capital que cria o trabalho, mas é o trabalho que cria o capital. Legiões de trabalhadores asalariados a seu serviço, o tem alçado ao terceiro lugar na lista dos homens mais ricos do planeta. O senhor é a prova viva de que o trabalhador cria a riqueza, e não a riqueza o trabalhador. O senhor pretende unicamente tornar-se mais rico com o aeroporto, portanto, não nos venha com a narrativa que só quer gerar empregos.
O senhor diz que faz cinco anos que o acordo foi feito para a construção do aeroporto, e que inclusive teve início no governo de Vicente Fox. Mas para nós, a sua ignorância é falsa. E se caso tiver dúvida, nós lhe informamos que a dezessete anos colocamos abaixo esse decreto expropriatório de nossas terras, e desde então não temos deixado de lutar para nos defender de pessoas ambiciosa e sem escrúpulos como o senhor, que por todos os meios possíveis nos querem tomar as terras.
O senhor diz que cancelar o aeroporto impedirá o desenvolvimento de todos. Em nosso Mexico mais do 60% da população é pobre, e dificilmente tem algo para comer. O senhor pensa que eles são passageiros frequentes de avião? Eles, na maioria das vezes não tem nem um passe para o metrô! Outros 30% pertencem a uma clase média baixa em acelerado processo de continuar perdendo o que haviam conseguido com o trabalho. O senhor crer que essas pessoas importam seus alimentos e roupas por transporte aéreo? Milhões de mexicanos jamais colocaram os pés em um aeroporto, e muito provavelmente nunca o farão. Mas o senhor ignora esses dados, e diz que proporcionará “bem estar para 5 milhões de habitantes”, e que será “um paradigma propulsor de um desenvolvimento fantástico”, que “é somente comparável ao canal do Panamá”.
Carlos Salinas disse que o Tratado de Livre Comércio entre Estados Unidos, Canadá e México (TLC) nos levaria ao primero mundo, mas o único que chegou ao primero mundo foi o senhor. Não nos venha novamente com a mesma mentira. Nos jogos mundiais dos milionários o senhor quer regressar ao primeiro lugar, e para isso quer construir o aeroporto. Um aeroporto que não será do e para o povo, mas sim para o senhor e seus sócios.
O senhor diz que “se há corrupção no aeroporto se deve punir” Não senhor Slim, existe mais do que corrupção, e sem nenhuma punição. No que o senhor chama “de aeroporto”, mataram Alex Benhumea e Javier Cortés, espancaram e estupraram sexualmente várias de nossas companheiras. Agora responda, por que ainda não prenderam nenhum dos assassinos e estupradores?
Enrique Peña Nieto em sua campanha para a presidência confessou que ele orquestrou a operação que resultou no estupro e assassinato dessas mulheres. E o senhor, sem ética e vergonha, se favorece e se beneficia dessas ações repressivas, e investe o seu dinheiro para que, em nossas terras ensanguentadas pelo governo, se construa um aeroporto, seu aeroporto.
O senhor fala que investiu milhões de pesos. Caramba senhor Slim! Mas nós entramos com os mortos, os estupros, as torturas, os presos e os perseguidos. Assim, temos investido sangue, lágrimas e vidas.
Com todo dinheiro que o senhor tem, pode pagar pelo dano que tem provocado a nós?
Pode com seu dinheiro conseguir a reparação de uma vida ceifada? Pode cotizar em sua conta bancária o custo de reparação de uma mulher violentada ou um filho assassinado?
Quem tem investido mais, o senhor ou nós?
Não senhor Slim! Há investimentos e investimentos. E justamente por isso, estamos absolutamente seguros de uma coisa:
NOSSOS INVESTIMENTOS NÃO SERÃO EM VÃO.
Porque enquanto o senhor, em seu círculo de imprensa, mostra o seu talão de cheque; nós, desde nossas terras, estamos levantando os facões da dignidade.
O senhor crer que é invencível, mas isso está à prova.
O senhor é um milionário, um dos mais ricos do mundo. Nós somos só camponeses, donas de casa, trabalhadores, artesãos, porém, por nossas veias ainda corre o sangue de ZAPATA, e que ao chegar ao nosso coração e em cada batida repete seu grito de batalha: TERRA E LIBERDADE.
Assim é senhor Slim. Trata-se de outro capítulo na luta do dinheiro contra a dignidade. E a história nos ensina que ao final dos tempos, que a dignidade é a única invencível.
Atenciosamente,
Frente dos Povos de Defesa da Terra- Atenco, Estado do México, México.
E todos os povoa vizinhos do campo e da cidade que hoje lutam e se levantam contra o aeroporto da morte.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario